Warning: Creating default object from empty value in /home/glaucia/public_html/moodle/config.php on line 50
Comunidade de Prática: Textos Soroban

Soroban Textos Midia Digital Links Atividades

A Construção do Conceito de Número e o Pré-Soroban

Este documento publicado pela Secretaria de Educação Especial constitui uma contribuição ao ensino da Matemática, sobretudo nas séries iniciais. Sua utilização ultrapassa o objetivo inicial, construção do conceito de número pela criança com deficiência visual, uma vez que apresenta uma abordagem pedagógica voltada para a construção de escolas inclusivas.

Ministério da Educação - Secretaria de Educação Especial. Brasília. 1ª edição. 2006.

Sorobã: Suas implicações e possibilidades na construção do número e no processo operatório do aluno com deficiência visual

Este trabalho tem como objetivo analisar as implicações e possibilidades do Sorobã no desenvolvimento lógico matemático do aluno com deficiência visual, na construção dos números naturais, monetário e do processo operatório do sistema de numeração decimal. A coleta de dados foi realizada durante os meses de março a agosto de 2007 em um centro especializado para alunos com deficiência visual as Secretaria de Educação do Distrito Federal.

MORAIS, Ieda Maria da Silva. Universidade de Brasília (UNB). 2008.

O uso do Sorobã como princípio lógico no ensino da matemática

Para compreender o funcionamento do Soroban é necessário conhecer todos os seus elementos. O Soroban é uma calculadora manual que utiliza como principio a lógica do sistema decimal, ou seja, sistema de troca de 10 e 10. Ao se juntar dez unidades, realiza-se a troca por uma dezena; acumulando dez dezenas troca-se por uma centena e assim por diante.

TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves. Universidade Federal de Goiás (FE/UFG).2006.

Soroban: Potencializando a construção de nosso sistema de numeração e de vias para inclusão de alunos com necessidades visuais.

Neste artigo a autora reflete sobre o resgate do ábaco nas salas de aulas das séries iniciais. As discussões trazem análises sobre a influência do instrumento na construção do nosso sistema de numeração e da percepção das crianças sobre a importância do uso do instrumento para alunos com deficiências visuais. A partir de uma seqüência de atividades com alunos da terceira série do ensino fundamental.

SOUZA, Roberta Nara Sodré de Souza. Universidade do Vale do Itajai (UNIVALI-SC).

Aplicação do sistema de numeração decimal: utilizando o ábaco no ensino fundamental.

Este estudo visa despertar nos futuros professores de Matemática, a importância de se trabalhar no Ensino Fundamental a lógica matemática, a contagem e as operações básicas por meio do ábaco.

SILVA, Wallery de Melo Silva. Universidade Católica de Brasília (UCB-DF).

Operações matemática com soroban

Este trabalho propõe mostrar os aspectos históricos e práticos Sorobã, apresentando-o como um instrumento eficaz no desenvolvimento de operações matemáticas. Realiza uma reflexão sobre a inclusão de alunos com deficiência visual nas escolas regulares, discutindo os pressupostos sobre a natureza dos métodos pedagógicos no ensino da Matemática, da melhoria e do desenvolvimento da concentração e atenção, coordenação motora e destreza, e da agilidade de cálculos mentais e desenvolvimento do raciocínio lógico que podem ser favorecidos com a introdução do sorobã na escola.

Azevedo, Orlando César Siade. Universidade Católica de Brasília (UCB-DF).

Last modified: Monday, 3 January 2011, 02:02 PM